FacebookRSS feed

Agrotec

III Encontro Nacional de Produtores de Framboesa

III Encontro de Produtores de Framboesa

O encontro vai ter lugar no auditório do Palacete Visconde de Valdemouro (antiga Câmara Municipal de Vagos) e tem início às 10 horas com a sessão de abertura. Segue-se a intervenção sobre o tema “Estratégia de monitorização e combate da Drosophila suzukii a nível regional”, a cargo das técnicas Vanda Batista e Madalena Neves, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP-C).

Às 11.30 horas terá lugar uma mesa redonda com representantes da Agim, Bfruit, Delícias do Tojal e Odeberry. Durante a tarde, os participantes irão efetuar uma visita técnica à Biovagos, um produtor de framboesa localizado em Ponte de Vagos.

Com o crescente interesse dos produtores e empresários na produção de pequenos frutos, em todas as regiões do país, torna-se fundamental incrementar a troca de conhecimentos entre todos os intervenientes da fileira. A fileira da framboesa apresenta hoje uma dinâmica e um apuro técnico elevadíssimos, sendo Portugal um dos países que apresenta maiores produtividades na Europa. Na continuidade dos esforços realizados pelo INIAV, I.P. e pelo COTHN na divulgação e demonstração surge a oportunidade de realizar mais um Encontro de Produtores de Framboesa. A planta da framboesa apresenta uma adaptabilidade e uma plasticidade agronómicas ímpares que permitem a sua produção durante todo o ano em Portugal. Estas características conduzem a um elevado número de tecnologias de produção que muitas vezes são difíceis de escolher ou implementar. Os produtores estão, também hoje, confrontados com uma nova praga (Drosophilasuzukii) que urge conhecer e controlar. Com este Encontro pretende-se a troca de experiências bem como a visita a explorações de framboesas, contribuindo para o sucesso da fileira deste pequeno fruto.

 A inscrição tem um custo de 10 euros e pode ser feita até ao dia 16 de dezembro através do link https://docs.google.com/forms/d/1gOJCJpu-hbJhpxEJDHy_Ldj-712XO9f00Pr9kJx_iyM/viewform?c=0&w=1

O III Encontro de Produtores de Framboesa é uma atividade que se insere no projeto “Cluster dos Pequenos Frutos”, promovido pela Agim, e que tem o COTHN como copromotor e o INIAV e a Portugal Foods como parceiros.