FacebookRSS feed

Agrotec

HORTA SOLIDÁRIA DO EP SETÚBAL RENDE 3 TONELADAS DE COURGETTES

“Hortas Solidárias” – Parceria Sapec Agro e Banco Alimentar

Decorreu na passada sexta-feira, dia 5 de julho, a colheita de legumes produzidos na Horta Solidária do estabelecimento prisional de Setúbal, projeto que envolve a SAPEC Agro, o Banco Alimentar Contra a Fome e os Estabelecimentos Prisionais de Setúbal, Pinheiro da Cruz, Alcoentre e Leiria, com o objetivo de apoiar famílias carenciadas.

A colheita de 2.850 kg de courgettes, segundo João Pessoa, responsável de marketing da SAPEC Agro, foi feita por cerca de 50 pessoas, entre reclusos daquele estabelecimento prisional, voluntários da SAPEC Agro e do Banco Alimentar Contra a Fome. Esteve presente na ação o Diretor do Estabelecimento Prisional de Setúbal, Dr. Rui Sá Gomes, e responsáveis da Federação dos Bancos Alimentares.

De acordo com os responsáveis do Banco Alimentar, “cada vez é mais importante a entrada de produtos frescos como estes”. “É do que mais precisamos no dia a dia”, acrescentam.

Horta solidária EP Setúbal 1

As hortas de cada um dos estabelecimentos prisionais envolvidos têm a dimensão média de dois hectares e nelas são produzidas courgettes, batatas, melancias, tomates, abóboras, couve e feijão verde. A manutenção das hortas conta com a colaboração ativa de cerca de 40 reclusos dos estabelecimentos prisionais.

A SAPEC Agro fornece as plantas e os fatores de produção (fitofármacos e fitonutrientes). A assistência técnica é também realizada pela empresa em conjunto com os técnicos dos estabelecimentos prisionais envolvidos.

Os bancos alimentares de Setúbal, Santarém e Leiria fazem a distribuição dos frescos pelas instituições que apoiam, cerca de 257 instituições. Ao todo, estas instituições beneficiam 36800 pessoas.

A parceria da SAPEC Agro com o Banco Alimentar Contra a Fome e os Estabelecimentos Prisionais teve início em 2012, ano em que se colheram mais de 120 toneladas de produtos frescos. Neste segundo ano de atividade, espera-se uma colheita superior, nos quatro estabelecimentos prisionais.