FacebookRSS feed

Agrotec

Holanda: 2ª maior exportador agroalimentar do mundo

holanda-1260Segundo o Conselho Científico para a Agricultura Sustentável (CCAS), com sede no Estado brasileiro de São Paulo, a Holanda é a segunda maior exportadora de alimentos do mundo, ficando apenas atrás dos EUA e à frente do Brasil, com uma faturação de cerca de 76 mil milhões de euros por ano.

A Holanda tem apenas 33.800 km2, com 17 milhões de habitantes. Na logística, brilha com o porto de Roterdão: 40 km de porto, o maior da Europa e o quarto maior do mundo.

A Holanda caracteriza-se por produzir e vender produtos de alto valor acrescentado: flores e plantas ornamentais, são gigantes produtores em batatas, cebolas, exportam ¼ dos tomates do mundo, alta qualidade em hortaliças, frutas, queijos e outros produtos lácteos.

Segundo José Luiz Tejon Megido, Vice-Presidente de Comunicação do CCAS, a Holanda tem uma produtividade no agronegócio cinco vezes superior à média europeia, são líderes em máquinas para processamento de alimentos e contam com o segundo maior investimento mundial em investigação para o agronegócio. A universidade de Wageningen é reconhecidamente um dos principais centros de estudos do planeta.

Ou seja, país pequeno, cheio de diques, inflação de 1,8% ao ano, um dos 10 melhores países para se viver no planeta e ainda conta com um muito sofisticado seu setor agroalimentar, além de ser um extraordinário modelo de cooperativas.

Ler aqui.