FacebookRSS feed

Agrotec

Grupo de investigadores desenvolve sensor que deteta se alimentos estão estragados

carne_embaladaUm grupo de investigadores flamencos está a desenvolver um sensor que permite comprovar se os alimentos que se embalam em atmosfera controlada estão frescos, sem necessidade de abrir o pacote. O sensor, que se incorpora no material de embalagem, também pode detetar potenciais fugas.

O sensor funciona absorvendo biomarcadores voláteis que são emanados pelos produtos quando estes estão estragados. Os investigadores identificaram os principais compostos voláteis que se libertam nos processos de deterioração dos alimentos.

A investigação foi realizada no âmbito do projeto CheckPack, em que participam académicos de várias universidades belgas como a de Gent ou Bruxelas.

Esta informação é relevante para o produtor, distribuidor e o consumidor e permitirá reduzir o desperdício de comida e os custos associados bem como alargar a vida útil dos alimentos.

Inicialmente, está a ser desenvolvido o sensor para os produtos pecuários e do mar embalados em atmosfera controlada, mas prevê-se que seja ampliado a outros alimentos, como frutas, legumes e panificação.

Ler aqui.