FacebookRSS feed

Agrotec

Governo açoriano alerta ministra para impacto do fim das quotas do leite

O governo açoriano alertou a ministra do Ambiente para o impacto na região do fim das quotas leiteiras, tendo obtido o compromisso de empenho do Governo central em negociar meios financeiros para compensar as perdas destes agricultores.

No final de um encontro com Assunção Cristas, o secretário Regional dos Recursos Naturais dos Açores, Luís Neto Viveiros, disse à Lusa ter ficado satisfeito com o encontro, porque percebeu «que o Ministério tem intenção de desenvolver, em parceria com os Açores, todos os esforços», tendo em conta os interesses do arquipélago tanto «na agricultura como no mar».

«Tivemos do Governo da República o compromisso de lutar e de defender os interesses que os Açores colocaram e de poder satisfazer as expectativas que temos em relação aos montantes de fundos comunitários que poderão ser entregues directamente à região», disse Luís Neto Viveiros.

O governo açoriano ficou de entregar ao Ministério informação «para ajudar nas negociações tanto na agricultura, como na manutenção das quotas das pescas, como nos efeitos que o desmantelamento das quotas leiteiras, previsto para 2015, vão ter na região».

«Nesse ponto de vista conseguimos o apoio da senhora ministra no sentido de encontrar formas de, em conjunto com o Governo dos Açores, se permitir desbloquear para os agricultores meios financeiros que permitam fazer face ao impacto que este desmantelamento certamente terá», afirmou, realçando que o objectivo é estarem preparados para o desmantelamento que se avizinha.

Quanto à agricultura, segundo o secretário regional, foram discutidas com Assunção Cristas «as questões relaccionadas com fundos comunitários que actualmente estão em discussão e suportarão os financiamentos da actividade agrícola açoriana no próximo ano».

«Colocámos os nossos anseios e expectativas relativamente à distribuição das verbas comunitárias destinadas a Portugal e a quota-parte que caberá aos Açores, apresentámos os nossos argumentos fundamentados acerca da expectativa do Governo dos Açores para o quadro futuro, no sentido de poder garantir os investimentos que se avizinham no âmbito da agro-indústria e da actividade agrícola, no que diz respeito directamente às explorações agrícolas e aos projectos de investimento destinados à modernização», explicou.

O governante regional e a ministra discutiram ainda aspectos do próximo quadro comunitário de apoio quanto às pescas, às quotas piscatórias e à gestão do mar da região, designadamente a exploração dos fundos marinhos para além das 100 milhas «e a exclusiva responsabilidade da região na gestão dessa área».

«Aqui também encontrámos total compreensão para defender junto da Comissão Europeia as expectativas dos Açores, nomeadamente relativamente à atribuição dos fundos comunitários destinados à região», afirmou.

Fonte: Lusa (via Confagri)