FacebookRSS feed

Agrotec

GNR detém mais de 100 pessoas na apanha da azeitona

A GNR deteve mais de 100 pessoas no âmbito da operação “Colheita da Azeitona 2012/2013”, realizada entre Novembro e Janeiro, tendo conseguido recuperar 13.929 quilos de azeitona.

Em comunicado divulgado sábado, a GNR clarifica terem sido detidas 103 pessoas e identificadas 50 pela prática de 21 crimes de furto e levantados 13 autos de contra-ordenação durante a operação de fiscalização à colheita e tratamento da azeitona, realizada entre 6 de Novembro e 31 de Janeiro.

Na operação, estiveram envolvidos 9.434 militares da GNR que efectuaram 836 acções de fiscalização aos acessos aos lagares de azeite, locais de armazenamento e fronteiras terrestres, “no sentido de detectarem infracções à legislação em vigor e que regula as matérias relativas à preparação, ao transporte e transformação da azeitona”.

A GNR divulgou ainda resultados relativos à operação “Lagares de Azeite 2012/2013”, realizada entre 15 de Novembro e 31 de Janeiro, que visava “a fiscalização às instalações fabris de produção de azeite para garantir a correcta gestão dos resíduos provenientes da produção de azeite”.

“Foram fiscalizadas 131 instalações e detectadas 45 infracções. Destas, destacam-se sete infracções por rejeição de águas russas (sem tratamento), 11 por falta de registo ou licenciamento, duas por falta de monitorização de emissão de resíduos para a atmosfera e duas por não tratamento de resíduos sólidos”, esclarece a GNR.

Fonte:  Lusa (via Agroportal)