FacebookRSS feed

Agrotec

Fundo Português de Apoio ao Investimento em Moçambique pronto a apoiar agricultores portugueses

O Fundo Português de Apoio ao Investimento em Moçambique, criado pelo Estado português, está pronto para ajudar os agricultores portugueses a investir neste país, disse à Lusa o administrador-executivo da SOFID, entidade gestora do fundo.

João Real Pereira apontou as carências de capital dos agricultores portugueses como um dos obstáculos ao crescimento deste grupo empresarial, quando falava à margem de um fórum empresarial sobre oportunidades de investimento nos sectores agrícola e agroalimentar em Moçambique.

O fórum marcou o início da visita da ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território de Portugal, Assunção Cristas, a Maputo. «Há necessidade de trazer instrumentos de capital para a agricultura, porque é o sector mais carenciado ao nível de capacidade financeira e o Fundo Português de Apoio ao Investimento pode ser útil”, sublinhou o administrador-executivo da SOFID (Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento).

Segundo João Real Pereira, aliando a sua experiência e capacidade financeira, os agricultores portugueses podem ser parte do esforço de desenvolvimento do sector agrícola em curso em Moçambique.

Para que o Fundo Português de Apoio ao Investimento atenda às necessidades de financiamento do empresariado agrícola português e de outros investidores em Moçambique, estão a ser estudadas formas de facilitar o acesso às verbas disponíveis no quadro daquele instrumento financeiro, acrescentou o administrador-executivo da SOFID.

«Queremos uma maior flexibilização para o financiamento, porque o fundo foi criado para operações de capital de risco, mas a procura de financiamento é incomparavelmente maior que a do capital de risco», enfatizou João Real Pereira.

O Fundo Português de Apoio ao Investimento em Moçambique foi criado pelo Estado português em 2010, com um capital de 94 milhões de euros, para ajudar as empresas portuguesas em Moçambique.

Fonte: Lusa (via Confagri)