FacebookRSS feed

Agrotec

Fruticultores sabem se a fruta está madura pelo telemóvel

Uma aplicação para telemóveis, desenvolvida no Parque Tecnológico de Óbidos, vai permitir aos fruticultores saberem quando a fruta está suficientemente madura para ser colhida e evitar um desperdício de cinco por cento em cada lote de frutos para comercialização.

A aplicação, denominada “ultracarpo”, baseia-se na acopulação de “um dispositivo de ultrassons ao telemóvel (smartphone), ligado a uma espécie de pinça que, quando encostada ao fruto, emite informações sobre os níveis de açúcar que permitem identificar com precisão em que fase de maturação se encontra”, explicou à agência Lusa o mentor do projeto, Ricardo Cardoso.

A ideia “surgiu quase de uma conversa de café com um engenheiro agrónomo” e pretende pôr fim “às condicionantes com que os produtores hoje se deparam”, já que, “para avaliar a maturação o fruto tem que ser espetado com uma sonda, um processo sujo, que não dá informações precisas e que conduz ao desperdício”.

O responsável considerou que “muitas vezes a fruta é apanhada mais cedo do que devia, para aguentar o tempo de armazenamento em câmaras frigoríficas e nas prateleiras dos supermercados” e por outro lado “cerca de 5% de cada lote de fruta perde-se neste processo de espetar a sonda”.

Um método que poderá ter os dias contados a partir do segundo semestre deste ano, ocasião em que Ricardo Cardoso pensa ter o ultracarpo “testado e a funcionar”.

O protótipo está a ser desenvolvido pela Impactwave, uma empresa da incubadora do Parque Tecnológico de Óbidos e, para além do estado de maturação permitirá “calcular automaticamente o calibre do fruto e fazer um registo de informação em que produtor poderá fornecer aos clientes uma ficha técnica do fruto, desde a floração até à comercialização”, sublinhou.

Para ler o resto aqui.