FacebookRSS feed

Agrotec

Frutas e Legumes: 70% dos consumidores preferem embalagens de cartão em detrimento do plástico

embalagemcartaoSegundo um estudo realizado pelo Instituto de Prospectiva Internacional (IPI), mais de 70% dos consumidores preferem embalagens de cartão. No mesmo sentido, 69% dos produtores agrícolas são também desta opinião, suportada por vários motivos. Entre eles a maior proteção e a otimização do seu transporte. A este fator há que acrescentar a vantagem na sustentabilidade e conservação do meio ambiente oferecidos pelo aumento do uso do cartão.

Porém, segundo o IPI, o uso destes materiais não é maior por causa das grandes cadeias de distribuição, que são as principais decisoras da forma de embalamento.

O Instituto para a Produção Sustentável em Espanha, aposta no uso de materiais que sejam de caráter renovável, reciclável e biodegradável, como a madeira ou o cartão, mostrando-se a favor do usos destes no processo de transporte e exposição de legumes e frutas a nível comercial e a substituição do plástico por estes materiais.

Para isso, é necessário consciencializar as grandes cadeias de distribuição para que apostem no uso de embalagens de cartão nos produtos hortofrutícolas e com isso fazer respeitar a preocupação dos produtores e consumidores.

Ler aqui.