FacebookRSS feed

Agrotec

Fruit Attraction acontece em outubro de 2021

Fruit Attraction, feira organizada pelo IFEMA MADRID e FEPEX, celebra a sua próxima edição de 5 a 7 de outubro com o objetivo de promover a competitividade e o crescimento do setor. Para este fim, e com o objetivo de impulsionar a inovação, pesquisa, tecnologia e digitalização como chaves fundamentais para o crescimento futuro, o pavilhão 5 reunirá as três áreas de soluções e serviços relacionados com a inovação do setor agro: Biotech Attraction; Smart Agro e Smart Water&Energy.

Biotech, os grandes desafios dos setores hortofrutícola e agrícolas

O setor hortofrutícola enfrenta grandes desafios que comprometerão a sua capacidade de crescimento, desenvolvimento e competitividade, como são as oportunidades e o futuro da biotecnologia vegetal, o seu impacto no meio ambiente, a indústria e a sociedade; as novas soluções digitais que agregam valor a toda a cadeia agroalimentar; a melhoria da produtividade e sustentabilidade da produção; as soluções tecnologias de irrigação; as novidades em matéria de eficiência energética orientadas a explorações hortofrutícolas, entre outras. Além disso, a agricultura enfrenta novos desafios determinados pelo aumento demográfico que incrementa a procura de matérias-primas, pelas preferências no consumo, por aspetos ambientais e legais e por questões relacionados com a globalização da economia. Superar estes desafios requer um aumento da eficiência (maior produtividade com menos insumos), em qualidade (nutricional, organolética) e na sustentabilidade (menor impacto ambiental, reutilização de resíduos, etc.) da agricultura que só pode ser alcançada através da aplicação de novos desenvolvimentos tecnológicos. 

O conhecimento gerado em Biologia Vegetal aplicada oferece um conjunto de tecnologias estratégicas (desenvolvimento de novas variedades vegetais, bioinformática, técnicas de edição genómica, agro-biológicos para nutrição e proteção planta, revalorização de resíduos e economia circular, novas fontes vegetais de obtenção de proteínas, bio produtos de origem vegetal com aplicações industriais, cosméticas, farmacêuticas, bio fatoriais) que permitirão abordar os desafios globais (produtividade, sustentabilidade, qualidade) que enfrenta o setor agroalimentar. 

Movido por esta realidade, a Fruit Attraction 2021, com a colaboração da BIOVEGEN, incorpora no seu programa a BIOTECH ATTRACTION, um hub de inovação vegetal destinado a unir e promover a inovação tecnológica e as oportunidades de desenvolvimento de negócio baseadas na inovação. Uma nova área especializada, destinada às empresas envolvidas na pesquisa de desenvolvimento tecnológico de genómica vegetal. 

fruit attraction

Smart Agro, soluções tecnológicas de precisão

Além disso, a Smart Agro será mais uma vez o espaço especializado para empresas de soluções tecnológicas em agricultura de precisão, focada em mostrar as últimas novidades em produtos de gestão para empresas agroalimentarias e soluções de mobilidade e analítica avançada, impulsionando a transformação agroindustrial.  
A FRUIT ATTRACTION contará também com a colaboração da AgroTech ESPANHA, que visa incentivar e criar oportunidades de negócio para as agrotech. Nesse sentido, colocar-se-ão em marcha diferentes iniciativas, como o 'AgroTech Tours', que permitirá colocar em contato produtores e outros agentes do setor com as Techs que proponham soluções específicas. Em suma, gerar o encontro entre a oferta e a procura. 

Smart Water & Energy, tecnologias da água e renováveis

A Fruit Attraction incorpora, também como uma novidade, Smart Water & Energy, orientado a tecnologias de água e renováveis no setor agroalimentar. Assim, a SMART WATER é uma nova área que visa abordar a transformação tecnológica da água em hortifruticultura para o melhor e mais eficiente uso da água e a melhoria da produtividade nas culturas. Este espaço destina-se a produtores profissionais hortofrutícolas e responsáveis e diretores técnicos de empresas instaladoras de sistemas de irrigação interessados em conhecer as novas tecnologias de irrigação. Neste espaço, os expositores participantes apresentarão equipamentos, produtos e serviços que incorporam as últimas soluções tecnológicas em irrigação a serviço da gestão inteligente da água. 

Além disso, as energias renováveis em explorações hortofrutícolas são uma valiosa oportunidade para que os agricultores reduziam os custos e emissões. A SMART ENERGY nasce assim com o objetivo de impulsionar a transformação do uso de energia no setor. Destinam-se aos produtores hortofrutícolas, consultores de agricultura e energia, empresas instaladoras, engenharias, técnicos de organismos públicos e administrações. Nesta zona expositiva participarão as principais empresas do setor de energias renováveis ligadas à agricultura; fornecedores de energias renováveis, eletricidade, hidrogênio verde, armazenamento de baterias, bioenergia, bombeamento solar, autoconsumo, financiamento, entre outros, que mostrarão todas as novidades em matéria de eficiência energética destinadas às explorações hortofrutícolas. 

Saiba mais sobre o evento em www.fruitattraction.ifema.es