FacebookRSS feed

Agrotec

Fruit Attraction 2022 bate recordes e consolida Madrid como capital mundial das frutas e legumes

A feira foi apresentada numa cerimónia na manhã de ontem, dia 22 de setembro, que contou com a presença de Fernando Miranda, Secretário-Geral da Agricultura e Alimentação - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação; Vicente Azpitarte, Delegado do Governo Regional da Andaluzia em Madrid; Juan Arrizabalaga, Diretor Geral da IFEMA MADRID; José María Pozancos, Diretor Geral da FEPEX; e María José Sánchez, Diretora de Atração de Frutas.

A Feira, organizada pela IFEMA MADRID e pela FEPEX, consolida a sua liderança global superando os números verificados em 2019, até agora a edição mais bem sucedida da sua história, com 1.800 empresas de 55 países, mais de 58.000 m2 de produtos hortícolas em oferta e um público esperado de 90.000 profissionais de 130 países.

De 4 a 6 de outubro, Madrid volta a ser a capital mundial das frutas e produtos hortícolas com a 14ª edição do Fruit Attraction, o maior evento internacional do setor, organizado pela IFEMA MADRID e pela FEPEX. A edição deste ano promete bater todos os recordes com a participação de 1.800 empresas expositoras de 55 países, um público esperado de 90.000 profissionais de 130 países e a ocupação de mais de 58.000 metros quadrados de espaço expositivo.

Um total de 8 salas — 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 do centro de exposições IFEMA MADRID — albergará a vasta oferta de fruta e legumes que esta edição oferece, o que significa um aumento da ocupação de 38% em relação à edição do ano passado, sem contar a superação dos números pré-pandemia observados em 2019. Esse crescimento se deve também à entrada de novas empresas, que respondem por mais de 19% da participação total.

Estes números altamente positivos demonstram o crescente interesse do setor hortofrutícola em participar no maior centro de negócios do setor, bem como o seu apoio à promoção da Fruit Attraction como alavanca fundamental para a internacionalização e ponto de encontro de todos os profissionais de toda a cadeia de abastecimento.

A imensa influência da Espanha como líder mundial no mercado de frutas e hortaliças será refletida pela presença de quase todas as comunidades autônomas produtoras de frutas e hortaliças do país, consolidando a Fruit Attraction como uma ferramenta eficaz para gerar oportunidades de negócios e acessar novas mercados internacionais, justamente em um mês chave para o planejamento de campanhas.

Em termos de impacto na participação internacional, 55 países estarão representados nesta ocasião, confirmando a Fruit Attraction como o principal evento comercial para produção, comercialização e distribuição em todo o mundo. Além da forte participação europeia, com empresas da França, Itália, Holanda, Reino Unido, Bélgica, Portugal, Polônia e Alemanha, haverá participações em grupo da Sérvia. Além disso, países como Colômbia, Estados Unidos, Coréia, Peru, Chile, África do Sul e Índia estarão representados, e a África verá um aumento de participação, especialmente do Quênia, Guiné e Costa do Marfim

Programa de compradores

Um dos principais objetivos da Fruit Attraction é oferecer uma plataforma de expansão e promoção internacional. Neste sentido, a IFEMA MADRID, com a colaboração do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação e do ICEX, volta a fazer um investimento significativo no International Guest Programme, que atrairá 700 compradores de 70 países, gestores de compras a retalho, importadores e atacadistas para Madri, trazendo um dinamismo especial às operações da feira.

A este programa junta-se o ‘Guest Importing Country’, com a participação dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Vietname e Canadá este ano. A Fruit Attraction irá assim abrir e promover relações comerciais com estes mercados, suportadas por um programa completo de mesas redondas, visitas guiadas à feira e sessões B2B.

Andaluzia, região convidada na Fruit Attraction 2022

Uma das novidades da Feira será a adição da figura da Região Convidada. Esta é a primeira vez que a Andaluzia participa no evento deste ano e representa uma excelente oportunidade para promover a região como líder mundial em frutas e legumes.

Este estatuto de Região Convidada, a partir de 2022, pretende-se consolidar nos próximos anos, com o objetivo de reforçar a visibilidade das diferentes comunidades autónomas e, sobretudo, evidenciar a diversidade da produção espanhola.

Nesta ocasião, a Andaluzia terá um papel de destaque e visibilidade estratégica para promover a riqueza de frutas e legumes encontrados em todas as suas províncias e a extraordinária qualidade de seus produtos para todo o mundo.

Áreas específicas

Além da conceituada área Fresh Produce, que volta a ter a maior representatividade com 70% da oferta, e Indústria Auxiliar, com 30%, Fresh Food Logistics, a plataforma setorial de logística, transporte e gestão da cadeia de frio para produtos frescos, foi adicionado, com 100% de ocupação do seu espaço expositivo.

Depois de muito sucesso, a Fruit Attraction volta a apostar em soluções de transformação através da inovação, sustentabilidade e digitalização com a Smart Agro Area, produtos inovadores que aplicam tecnologias de informação ao setor hortofrutícola, e a Biotech Attraction, investigação e desenvolvimento tecnológico em agrobiologia/planta biotecnologia. Da mesma forma, o Ecorganic Market, espaço exclusivo de comercialização e exportação de produtos orgânicos, continua ganhando força. Por seu lado, os morangos terão um papel de destaque nesta edição com a área Fresh&Star.

Já o The Innovation Hub — no nexo dos pavilhões 8 e 10, com cerca de 50 produtos — e o Foro Innova são as áreas dedicadas à inovação e inovação empresarial do setor. Nesta área, a feira volta a acolher os Innovation Hub Awards, que se tornaram um evento fundamental para apoiar o compromisso empresarial do setor com as suas habituais categorias: Frescos; Indústria F&V e Ações de Sustentabilidade e Compromisso.

Centro de conhecimento para o setor

O programa completo de seminários técnicos faz da Feira o grande centro de conhecimento do setor hortofrutícola, com sessões caracterizadas pela grande diversidade de conteúdos, bem como pelo alto nível dos participantes e palestrantes.

Algumas das sessões organizadas pela FEPEX incluem "Linhas de financiamento público para despesa e investimento em investigação e inovação na indústria hortofrutícola", em colaboração com o Grupo FI, e "O novo CAP da indústria hortofrutícola a partir de 2023", na tarde de quarta-feira, 5 de outubro, bem como a sessão sobre "Projeto de Regulamento sobre a Utilização Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos: complexo, irrealista e com impacto direto na agricultura europeia", na manhã de quinta-feira, 6 outubro, em colaboração com a AEPLA.

A Fruit Attraction também será palco de outros eventos como o 3º Fresh Food Logistics Summit, bem como o Biofruit Congress e Biotech Attraction 2022: Biotecnologia e inovação para a agricultura do futuro, e o 6º Congresso Grape Attraction, entre outros.

É claro que o grande evento do setor também contará com a seção Factoria Chef, que representa o espaço gastronómico dentro da Fruit Attraction com atraentes demonstrações e showcookings.

A feira será o cenário da cerimónia de entrega de prémios ao vencedor do segundo Concurso Fruit Attraction Podcast: #agroinspiration stories, em apoio aos novos formatos de comunicação no setor agroalimentar. Além disso, será apresentado o 12º Prêmio APAE e Fruit Attraction de Jornalismo, dedicado à mídia internacional de reconhecido prestígio no setor de frutas e hortaliças.

A Fruit Attraction 2022 voltará a contar com o apoio do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação na sua cerimónia de abertura, que será novamente presidida pelo Ministro Luís Planas.

A feira, organizada pela IFEMA MADRID e FEPEX, será realizada no centro de exposições de terça-feira, 4 a quinta-feira, 6 de outubro, das 9h30 às 19h00, e até às 17h00 do último dia.