FacebookRSS feed

Agrotec

França reduz previsões de vindima

vindimasA vindima em França deve atingir os 44,5 milhões de hectolitros, segundo o Ministério da Agricultura gaulês, que reviu em baixa as suas estimativas.

A vindima prevista é sete por cento superior em relação a 2012, que foi historicamente baixo, com 51 mil hectolitros (hl), mas inferior à média dos últimos cinco anos. Por tipo de vinhos, a produção prevista para esta campanha seria superior em todas as categorias frente à passada. Em relação à média das últimas cinco campanhas destaca-se uma quebra de oito por cento para os vinhos de Dominação de Origem Protegida (DOP).

O Verão quente, embora tenha melhorado o teor de açúcar da uva, não foi suficiente para compensar o atraso fenológico acumulado pelas vinhas como consequência da fria Primavera. Em Agosto, também se verificou a queda de granizo que provocou grandes danos.

Assim, prevê-se que a vindima sofra um atraso em relação aos anos anteriores, sendo que as condições meteorológicas das próximas semanas vão ser decisivas para o seu desenvolvimento em França.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)