FacebookRSS feed

Agrotec

França: camiões estrangeiros terão que pagar, diz nova ministra

camioesSégolène Royal, a Ministra do Meio Ambiente do novo governo de Manuel Valls, quer fazer com que os camiões estrangeiros paguem por circular em França. A sua proposta é obrigar a que os camiões estrangeiros utilizem estradas que impliquem algum pagamento e onde exista uma alternativa gratuita para os franceses.

Segundo a ministra, esta não é uma proposta discriminatória entre o camião francês e o estrangeiro, antes pelo contrário. Segundo a ministra, um camião pode atravessar a França desde a Bélgica até Espanha, sem pagar absolutamente nada e beneficiando de uma estrada que já foi paga pelos impostos cobrados aos cidadãos franceses.

O objetivo da ministra é que o dinheiro conseguido por esta via seja canalizado para o financiamento de infraestrututras.

Esta proposta está a ser muito criticada desde que chegou á comunicação social. A porta-voz do comissário europeu de transportes já mencionou que esta “medida” choca frontalmente com o princípio comunitário de livre circulação de mercadorias na UE.

Ler aqui.