FacebookRSS feed

Agrotec

Formação em Gestão de Colheitas, Controlo de Qualidade e Conservação Pós-Colheita

pequenosfrutosNo âmbito do projeto Cluster dos Pequenos Frutos, vão decorrer, de 28 a 31 de maio, duas formações relacionadas com a colheita de pequenos frutos, em especial do mirtilo, cuja formadora será a chilena Júlia Pinto, técnica do Comité de Arándanos do Chile.

Uma das formações será sobre técnicas de gestão e preparação da colheita e terá lugar dia 28 de junho em Vila Verde, repetindo-se dia 30 em Sever do Vouga. Trata-se de uma formação destinada a produtores já instalados e irá abordar as técnicas de preparação e gestão da colheita nomeadamente as normas de qualidade (requisitos gerais, requisitos específicos, tabelas de tolerância e mercados de exportação); recomendações básicas para iniciar uma colheita; modelos de gestão da colheita; controlo de qualidade durante a colheita; controlo de qualidade até ao entreposto; e controlo de pragas e doenças.

A segunda formação vai decorrer dia 29 de maio em Vila Verde e dia 31 em Sever do Vouga e será sobre técnicas de controlo de qualidade e conservação pós-colheita, destinada a técnicos e funcionários de entrepostos, e irá abordar os seguintes temas: normas de qualidade (requisitos gerais, requisitos específicos, tabelas de tolerância e mercados de exportação); controlo do transporte até ao entreposto; superfícies de embalamento; amostragem para controlo de qualidade (como fazer amostragem, que parâmetros controlar, documentos de suporte); acondicionamento do fruto; e gestão do sistema de frio e conservação.

Júlia Pinto é a técnica responsável pelo controlo de qualidade e assistência técnica do Comité de Arándanos do Chile.

O Chile é líder mundial no controlo de qualidade e conservação do mirtilo, uma vez que o seu fruto leva entre 30 a 56 dias a chegar ao consumidor final. Esta é uma oportunidade excelente para produtores e técnicos aprenderem com a especialista e responsável chilena por promover o aumento de qualidade e o poder de conservação do mirtilo do Chile.

Cada formação irá decorrer entre as 9 e as 18 horas e as inscrições são limitadas a 15 formados por turma. O valor de inscrição é de 60 euros por dia, sendo que os associados da Agim e do COTHN têm 15% de desconto. A ficha de inscrição está disponível no site da Agim (www.agim.pt) ou pode ser solicitada pelo e-mail sandra.santos@agim.pt ou telemóvel 918054792.