FacebookRSS feed

Agrotec

Florestas voltam a cartografar áreas ardidas após paragem de quatro anos

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) voltou a contratar a cartografia das áreas ardidas após um interregno de quatro anos. O organismo público contratou a empresa GMV, uma multinacional da área tecnológica, para esta produzir os mapas das áreas ardidas dos anos 2010, 2011, 2012 e 2013.

A informação permitirá ao instituto desenvolver ferramentas importantes para o planeamento e a prevenção dos fogos florestais, como a carta de risco de incêndio.

A contratação foi anunciada esta segunda-feira pela própria GMV, que esclarece que é a primeira vez que trabalhará para o ICNF. O projecto recorrerá a imagens dos satélites Landsat 5, Landsat 7 e Landsat 8. «Através das imagens de satélite serão delimitadas as cicatrizes de fogo em cada um dos anos de referência», lê-se num comunicado emitido pela empresa.

A informação permitirá um conhecimento mais profundo do impacto dos incêndios dos últimos anos, sendo uma ferramenta relevante para a elaboração de mapas de risco, preparação de estratégias de combate a incêndios ou suporte ao planeamento ambiental.

Para ler aqui.