FacebookRSS feed

Agrotec

Finlândia e Suécia acolhem Vinhos Portugueses

7 e 18 de Março em Helsínquia e Estocolmo

“Alguns fazem vinhos, enquanto outros fazem história. Venha descobrir um mundo de diferença” é a proposta que os vinhos portugueses lançam ao mercado finlandês e sueco, nos próximos dias 7 e 18 de Março. São cidades geográficas estratégicas dentro dos países nórdicos onde interessa afirmar a promoção dos vinhos portugueses.

Na Finlândia mais de 250 vinhos portugueses estarão em prova na Wines of Portugal Grand Annual Tasting que será realizada em Helsínquia, no dia 7 de Março. Cerca de 30 produtores apresentam vinhos portugueses de prestígio de várias regiões vinícolas, que serão colocados à degustação em duas provas – uma para trade e imprensa, entre as 14h e as 17h, e outra para clubes de vinhos, entre as 17h e as 19h. A iniciativa acolhe ainda uma Master Class para cerca de 50 profissionais, com enólogo Peter Bright.

No dia 18 de Março será a vez de Estocolmo receber a Wines of Portugal Grand Annual Tasting. O melhor dos vinhos portugueses será exibido nesta mostra, que inclui igualmente duas provas, para trade e imprensa e para clubes de vinhos, e ainda um Showcooking para todos os convidados em que o sommelier Totte Steneby, galardoado Champion Sommelier, e o chef Stefan Eriksson, distinguido como Chef of the Year 2005, irão selecionar 4 vinhos Portugueses para harmonizar com 4 pratos Suecos.

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirma que “É objectivo da ViniPortugal impulsionar o crescimento e consolidar as exportações dos vinhos portugueses no conjunto dos três países nórdicos, o que só é possível com um trabalho de promoção concertado, consistente e incisivo para fortalecer a marca vinhos de Portugal junto do trade e consumidores.”

“Embora sejam países com fortes condicionalismos devido aos monopólios estatais, são mercados que têm acolhido muito bem os vinhos portugueses. Contando Portugal com os fortes aliados que são os clubes de vinhos e os restaurantes destes mercados, nomeadamente o clube Munskänkarna, que este ano elegeu o Douro e o Porto como a Wine Village of the year” salienta o mesmo responsável.