FacebookRSS feed

Agrotec

Figo-da-Índia em debate no Alentejo

“Oportunidades e Potencialidades para a Produção da Figueira-da-Índia”. É este o tema do workshop que terá lugar na vila alentejana de Marvão, a 21 de janeiro de 2016, a partir das 14h00.

O evento, que decorre no salão dos Bombeiros Sto. Ant. das Areias, conta na sessão de abertura com a intervenção de Manuel Gaio, da Terras de Marvão – Associação de Desenvolvimento Local.

O primeiro painel da tarde, moderado por Mário Nunes, da APROFIP – Associação Produtores Figo-da-Índia Portugueses, é dedicado à “Produção e Exploração de Figueira-da-Índia”.
“Potencialidades Agrícolas da Figueira-da-Índia”, “Instalação do Pomar da Figueira-da-Índia”, “A Figueira-da-Índia: História, Utilizações e Instalação da Cultura”, “Aproveitamento da Figueira-da-Índia para Forragens” e “Exploração da Figueira-da-Índia: Processamento do Fruto” são os temas em discussão neste primeiro painel da tarde.

O segundo painel, intitulado “Potencialidades da Figueira-da-Índia”, começa às 16h00 e será moderado por Rui Pulido Valente, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre.

Serão debatidos temas como “A Valorização Energética de Subprodutos da Figueira-da-Índia”, “Extração de Produtos de Valor Acrescentado a partir da Figueira-da-Índia”, “Oportunidades para a Figueira-da-Índia”, “Candidaturas para Apoios ao Investimento” e “Informação Fiscal aos Agricultores”.

No final do workshop será assinado um protocolo de colaboração entre a Terras de Marvão e o Instituto Politécnico de Portalegre.

As inscrições são limitadas, gratuitas e sujeitas a confirmação até dia 19 de janeiro. Podem ser efetuadas através dos seguintes contactos: E-mail: terrasdemarvao.ass@gmail.com ou Tel.: 245 909 130.

A iniciativa é organizada pela Associação Terras de Marvão e conta com o apoio do Instituto Politécnico de Portalegre, a APROFIP, a Câmara de Marvão, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a ADER-AL, entre outros.

Ler aqui.