FacebookRSS feed

Agrotec

Festa do Mel na Serra do Caramulo

Cartazes emendados 2014A Associação de Apicultores da Serra do Caramulo, pelo oitavo ano consecutivo, irá promover a Festa do Mel no Caramulo no dia 31 de Agosto de 2014.

A Associação pretende, com esta iniciativa, promover o mel da serra do Caramulo e proporcionar momentos de convívio e lazer a todos os que participam na festa. Neste sentido, serão realizadas diversas atividades, nomeadamente, provas de mel, almoço convívio, exposição de artesanato, gastronomia regional e música tradicional ao vivo.

Apesar da diminuição na produção de mel na Serra do Caramulo, verificada este ano, os apicultores da região estão otimistas em relação ao futuro da apicultura na Serra do Caramulo.

 Esta redução na produção está diretamente relacionada com a diminuição da flora apícola na região, consequência dos incêndios do ano passado. Decorrido um ano após os grandes incêndios na serra do Caramulo, é crucial reabilitar e recuperar a flora autóctone existente na região; para tal, serão necessárias medidas não só de controlo de espécies invasoras, como por exemplo as Acácias, que num cenário pós-incêndio tendem a alastrar e dominar sobre as espécies autóctones; como também serão necessárias medidas que promovam a regeneração natural. É neste sentido, que a apicultura poderá ter um papel crucial: através da polinização pelas abelhas o património genético da flora autóctone será preservado e perpetuado.