FacebookRSS feed

Agrotec

Feira Raiana quer promover a inovação no mundo rural

O município de Idanha-a-Nova apresentou o programa da XVII Feira Raiana, que este ano decorre em território português, e através da qual se pretendem destacar os projectos inovadores que dignificam o mundo rural.

Armindo Jacinto, presidente daquela autarquia raiana, explicou que no certame, que decorre de 31 de Julho a 04 de Agosto, «vão ser lançados um conjunto de projectos inovadores que visam fixar população jovem e dar dignidade ao mundo rural».

«Esta deve ser uma montra do que de melhor se faz no concelho e na região da Extremadura, em termos de produtos locais, mas deve também ser um espaço onde se mostra a inovação e tecnologia».

Exemplo disso é a apresentação pública da primeira “Casa Sustentável Modelo Idanha”, construída numa semana, privilegiando os materiais tradicionais, com a madeira, a cortiça e o barro.

«Esta é uma casa económica, pode custar entre 25 a 30 mil euros, e sustentável, vocacionada para gente jovem que queira instalar-se neste território e tirar da sua própria habitação alguma rentabilidade, já que a esta pode estar associada uma cozinha para produzir bolos, compotas, enchidos ou queijos, de modo tradicional, ou uma oficina de artesanato, ou ainda um quarto para ser aproveitado como turismo rural», reitera o presidente.

O tema do certame vai ser “Produtos da Terra/Productos de la Tierra” e «é um slogan que vem para ficar. Será sempre este o mote da Feira Raiana, quer se realize em Idanha-a-Nova, quer em Moraleja.

Para ler aqui.