Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz com mais de 250 expositores

A 27.ª Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), um dos mais importantes certames do Alentejo, arranca na quarta-feira com mais de 250 expositores, integrando a festa da juventude da cidade, segundo a organização.

O certame, que pretende contribuir para o desenvolvimento económico da região, decorre até dia 12 deste mês, no parque de feiras e exposições da cidade, com a participação de expositores de setores tão diversos como a agricultura, produtos regionais, pecuária, artesanato, comércio, indústria e serviços.

A FIAPE agrega a 31.ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz, considerada pelos promotores como «a maior e melhor feira do sector no sul do país», com a participação de 90 artesãos, de várias localidades do país.

Este ano, a Festa da Juventude de Estremoz (Juvemoz) vai novamente decorrer em simultâneo com a FIAPE. Destinada a contribuir para o desenvolvimento económico e promoção turística da região, a FIAPE, que anualmente recebe largos milhares de visitantes, está a cargo da Câmara Municipal de Estremoz, enquanto o sector da pecuária é da responsabilidade da Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz (ACORE).

Segundo o município, vai presidir à inauguração do certame, na quarta-feira, às 16:00 horas, o presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas.

O presidente do município, Luís Mourinha, disse à agência Lusa que a FIAPE pretende «promover o desenvolvimento económico da zona e mostrar o que de melhor se faz no concelho e na região».

«As expectativas são as melhores para a edição deste ano da feira. Embora em período de crise económica, não podemos baixar os braços», salientou o autarca, acrescentando que, «além do dia da inauguração, o sábado é o dia grande da feira».

«Os sábados são, por tradição, dias de mercado e de negócio em Estremoz, com muitas pessoas a visitarem a nossa cidade», realçou.

Na edição deste ano da FIAPE apenas é necessário adquirir bilhete nos dias 10 e 11, sendo a entrada gratuita nos outros três dias do certame.

No sector da pecuária, vão estar expostos animais de raças seletas, cerca de 400 exemplares de gado ovino e caprino, 60 bovinos e vários equinos.

O programa do certame inclui ainda concursos de ovinos, nomeadamente os concursos de ovinos da raça Merino Preto e Merino Branco, Preto Precoce Português, Concurso de Ovinos da raça Ile de France, e o Concurso de Bovinos da raça Charolês.

Colóquios técnicos sobre temas de agricultura e pecuária e demonstração de tosquia são outras das iniciativas incluídas no programa. Os produtos regionais, como enchidos, queijos, doçaria regional, mel, vinho e azeite, e a gastronomia, vão também marcar presença.

Do cartaz de espetáculos que vão animar as noites do certame destacam-se os concertos dos Expensive Soul, dia 10, e Tony Carreira, dia 11.

O programa inclui ainda espetáculos de folclore, dança e música e actividades desportivas. Na sessão de inauguração da FIAPE vão ser divulgados os resultados do I Concurso Regional de Azeites e entregues os prémios do XVIII Concurso de Cozinha Alentejana.

Fonte: Lusa (via Confagri)