FacebookRSS feed

Agrotec

Feira do Mirtilo consolida-se como evento de dimensão nacional

Feira do Mirtilo de Sever do Vouga assume-se como o maior cartão turístico do concelho e uma referência nacional no sector

A I edição da Feira do Mirtilo de Sever do Vouga recebeu entre 30 a 40 mil visitantes e foram vendidas cerca de dez toneladas de mirtilo durante os quatro dias do evento. Números que para a organização, a cargo da AGIM – Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro Urbano de Sever do Vouga e da Câmara Municipal de Sever do Vouga, representam o consolidar de um evento que é já uma referência a nível nacional no sector do mirtilo e o maior cartão turístico do concelho de Sever do Vouga.

Este ano, o Parque Urbano de Sever do Vouga, onde decorreu a Feira do Mirtilo, registou uma afluência regular de visitantes ao longo do dia. “Durante as 16 horas do dia em que a Feira estava aberta, tivemos em permanência no recinto entre duas a três mil pessoas. Este é um evento que não possui horas mortas, atraindo visitantes desde as 10h30 da manhã até às 02h00 da manhã do dia seguinte, pelo conjunto de actividades que disponibiliza que atraem públicos distintos”, explica Sofia Freitas, coordenadora da AGIM.

A adesão às várias actividades organizadas no âmbito da Feira do Mirtilo também foi significativa. No comboio turístico que fazia viagens pela vila e por plantações de mirtilos viajaram 1.900 pessoas ao longo dos quatro dias. Na apanha do mirtilo, iniciativa que este ano se realizou pela primeira vez, a adesão ultrapassou as expectativas e foi mesmo necessário alargar o número de participantes por sessão devido às muitas inscrições recebidas. No total, foram aproximadamente 250 visitantes que viveram a experiência de colher o mirtilo directamente da planta. A organização pretende dar continuidade a esta iniciativa no decorrer dos próximos meses e repetir a actividade na próxima edição tentando que se realize em mais plantações de mirtilo para que mais visitantes possam participar na apanha do fruto.

Muito participados foram os workshops de culinária e nutrição para crianças e adultos, sempre com lotação esgotada, e as actividades radicais de canoagem e rapel, que fizeram as delícias dos mais novos.

O concurso do melhor pomar de mirtilo (ganho por Armando Carvalheira) foi outro êxito, de tal forma que, em 2014, esta competição será alargada a todo o território nacional.

Igualmente boa adesão registou o concurso gastronómico, que teve como vencedores o Restaurante “O Júnior” e o Restaurante “Villa de Paçô”.

A VI Feira do Mirtilo contou com mais de uma centena de expositores.

Fonte:  AGIM (via Agroportal)