FacebookRSS feed

Agrotec

Feira do Mirtilo aguarda 50 mil visitantes

feira do mirtiloA Feira do Mirtilo vai decorrer em Sever do Vouga nos dias 27, 28, 29 e 30 de junho, um evento que é já uma referência nacional na promoção deste pequeno fruto.

A VI Feira do Mirtilo vai decorrer em Sever do Vouga nos próximos dias 27, 28, 29 e 30 de junho, numa organização conjunta da AGIM – Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro Urbano de Sever do Vouga e do Município de Sever do Vouga.

O Parque Urbano da Vila espera acolher cerca de 50 mil visitantes ao longo dos quatro dias do evento, que é já uma referência nacional na promoção deste pequeno fruto.

A Feira do Mirtilo é, atualmente, a principal atividade de promoção turística de Sever do Vouga. Com efeito, deslocam-se à Capital do Mirtilo dezenas de milhares de visitantes oriundos de todas as regiões do país e que vêm propositadamente para apreciar os cerca de 100 stands e conhecer e comprar o mirtilo nas suas mais diversas formas, seja em fruto fresco, doces, compotas, licores ou em planta, entre outros.

A organização introduziu algumas novidades na edição de 2013. Entre elas, está a possibilidade de ser o próprio visitante a colher o mirtilo num pomar e posteriormente adquirir o fruto que apanhou. A realização de um concurso do melhor pomar de mirtilo e um concurso gastronómico destinado aos expositores do certame são outras inovações deste ano.

A Capital do Mirtilo preparou, nesta edição, uma alargada área técnica no recinto da Feira, onde estarão instalados vários expositores. Trata-se de um espaço dedicado a todos quantos estejam diretamente ligados à produção e comercialização de mirtilo onde poderão ficar a par das mais recentes novidades acerca deste fruto. Esta novidade introduzida este ano traduz a forte aposta da AGIM na inovação e no conhecimento da cultura e comercialização do mirtilo, ainda mais vincada na realização do I Congresso Nacional do Mirtilo, a decorrer nos dias 28 e 29.

São dois eventos onde os interessados terão a oportunidade de travar conhecimento com comercializadores, com fornecedores de fatores de produção, maquinaria agrícola, empresas de certificação, entre outros, e um local propício para que os mirticultores se encontrem, troquem conhecimentos e contactos. Será ainda uma oportunidade para poderem participar nas visitas técnicas, esclarecer dúvidas junto dos técnicos da AGIM acerca da instalação, condução e manutenção do seu pomar, entre muitas outras atividades.

Para os visitantes em geral, as atividades propostas são inúmeras e variadas e podem ser frequentadas em família. Entre elas, contam-se os percursos pedestres com visitas a plantações, as já referidas ações de apanha do mirtilo em pomares, visitas técnicas a plantações, workshops de culinária com acompanhamento de nutricionistas, animação para crianças, passeio no “Vouguinha” com passagem por plantações e animação musical. Há ainda a oportunidade de degustar diversas iguarias confecionadas com mirtilo, tais como a bola de berlim, o pastel de nata, a sopa, o pão e a broa, o gelado, chocolates, crepes, pratos principais e diversos cocktails e champanhada de mirtilo. Os visitantes podem ainda visitar o espaço mirtilo e conhecer todos os expositores do certame desde os de natureza mais técnica aos expositores de artesanato e ofícios.

Veja aqui o programa provisório para a feira: feira do mirtilo_imprensa