FacebookRSS feed

Agrotec

Feira da Cebola espera atrair 50 mil visitantes a Rio Maior

A Feira Nacional da Cebola (FRIMOR) vai decorrer em Rio Maior de 29 de Agosto a dois de Setembro, estimando a autarquia que cerca de 50 mil visitantes passem pelo certame que alia produtos agrícolas, gastronomia e animação.

«Mantemos a aposta nos espectáculos ligados ao cavalo e na componente agrícola e empresarial, o que aliado ao programa de animação julgamos que atraia um número de pessoas similar ao do ano passando, atingindo os 50 mil visitantes», disse à Lusa a presidente da câmara de Rio maior, Isaura Morais.

O certame foi apresentado à comunicação social e vai contar, segundo a autarca, com trinta ceboleiros e cerca de 70 expositores ligados ao sector agrícola e empresarial. Organizada em parceria com a Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior (AECRM), a FRIMOR conta este ano com um orçamento próximo dos 50 mil euros.

«Uma redução de dez por cento em relação ao ano passado» que, segundo Isaura Morais,«não diminui a qualidade do certame», o qual dedica o primeiro dia à carne barrosã, seguindo-se a gastronomia algarvia, a carne marinhoa e a carne Arouquesa. Finalmente, o ultimo dia, será dedicado ao ceboleiro.

A Feira Nacional da Cebola, embora só nos últimos anos assim se designe, é o certame mais antigo de Rio Maior, remontando a sua criação ao século XVIII.

A feira durava três dias, com início a 13 de Setembro, junto da capela de S. Sebastião, onde se transaccionavam desde produtos agrícolas, pecuários, metalúrgicos e têxteis, vindos da zona serrana, a sal das Salinas de Rio Maior.

Actualmente é uma feira agrícola, comercial e industrial, que tem por objectivo divulgar as potencialidades económicas da região e fomentar o desenvolvimento da economia local.

Fonte: Lusa (via Confagri)