FAO: Recorde na produção mundial de cereais em 2014

MilhoA produção mundial de cereais deve atingir as 2.532 milhões de toneladas este ano, incluindo o arroz branqueado, o que supõe um aumento de 0,3% face a 2013.

Segundo a última informação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), “Perspetivas de colheitas e situação alimentar”, a colheita mundial recorde em 2014 excede a utilização prevista em 2014/2015, permitindo que as existências alcancem o seu nível mais alto desde o ano 2000 e empurrem a proporção global entre as existência e a utilização, uma medida representativa das condições de oferta, até 25,2%, o nível mais alto dos últimos 13 anos.

A informação da FAO alerta ainda para o deterioramento da insegurança alimentar em diversos países devido aos conflitos civis, à meteorologia adversa e ao surto do vírus Ébola. Cerca de 38 países encontram-se em risco de insegurança alimentar, incluindo 29 em África, mais três que os assinalados em outubro.

O Ébola teve um enorme impacto nos setores agrícola e alimentar na África Ocidental, sobretudo na Guiné, Libéria e Serra Leoa. A FAO alertou para o facto dos preços locais do arroz e da mandioca, o segundo alimento básico da região, terem aumentado significativamente.

Para a produção total de cereais na Europa, a FAO estima um aumento de 5,6% em relação a 2013, enquanto espera uma produção recorde de milho nos Estados Unidos da América, apesar da redução da superfície cultivada.

Fonte: Agrodigital (via Confagri).