FacebookRSS feed

Agrotec

FAO e OIE aumentam cooperação na Saúde Animal

pecuariaProgramas conjuntos contra doenças como a raiva, febre aftosa e peste dos pequenos ruminantes e para assegurar o uso racional de medicamentos veterinários, em colaboração com a OMS.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) comprometeram-se hoje a intensificar a colaboração que já têm para combater as doenças dos animais, garantir a inocuidade dos alimentos de origem animal e promover um comércio seguro.

As duas organizações anunciaram que vão reforçar a sua colaboração nas áreas prioritárias que incluem a resposta conjunta a crises sanitárias e programas de prevenção e luta contra a febre aftosa, a peste dos pequenos ruminantes, a peste de porco africana, a raiva, a gripe zoótica e resistência aos antimicrobianos.

Em cooperação com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a FAO e a OIE planeiam centrar-se na vigilância do uso responsável dos produtos antimicrobianos e farmacêuticos. Trabalhará igualmente no fortalecimento dos sistemas veterinários nacionais.

Ler aqui.