FacebookLinkedin

Agrotec

Faleceu José Sousa Veloso, apresentador da “TV Rural”

Sousa-VelosoJosé Sousa Veloso, engenheiro agrónomo, ficou famoso pelo seu programa semanal, iniciado em 1960 e que perdurou até 1960.

José Sousa Veloso nasceu em 1926 e licenciou-se em Agronomia em 1954, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Após concluir a formação, foi trabalhar para o Ministério da Agricultura como engenheiro agrónomo.

A fama chegou no final dos anos 50, quando a RTP pediu a colaboração do Ministério para produzir programas sobre agricultura. Sousa Veloso ficou então responsável pela elaboração de pequenos filmes dirigidos a agricultores.

O TV Rural surgiria a 6 de dezembro de 1960 e só deixou de ser emitido a 15 de setembro de 1990, após 1500 horas de emissão. Foi o programa de maior longevidade na televisão portuguesa.

Com o passar do tempo, Sousa Veloso viria a dedicar-se em exclusivo à televisão, chegando a apresentar, produzir e realizar o TV Rural, onde dava a conhecer as novas técnicas de agricultura e deu voz aos agricultores que ia entrevistando.

Na memória dos portugueses ficará sempre a forma como terminava cada edição do formato televisivo que o tornou conhecido: “Despeço-me com amizade até ao próximo programa”.

Fonte: Diário de Notícias/Expresso.