FacebookRSS feed

Agrotec

Exportações de vinho verde com recorde de mais de 40 ME em 2013

As exportações de vinho verde deverão ultrapassar os 40 milhões de euros em 2013, cerca de 39% da facturação total, disse hoje à Lusa o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Estes resultados, assegura Manuel Pinheiro, representam o “melhor ano de sempre” em termos de exportações de vinho verde, o que face aos resultados de 2012 será um crescimento “entre 12 e 15%”.

“É um ano recorde de exportações. Vamos fechar com mais de 40 milhões de euros de exportações”, sublinhou o presidente da CVRVV.

As vendas nacionais, fruto das dificuldades económicas no país, apresentaram quebras superiores a 5%, pelo que a prioridade dos produtores concentrou-se este ano no estrangeiro.

“Sobretudo para mercados como os Estados Unidos da América, Canadá e Alemanha. As economias mais fortes ajudaram-nos a compensar as dificuldades do mercado nacional”, explicou Manuel Pinheiro.

A produção de vinho verde distribui-se actualmente por 48 concelhos do noroeste de Portugal, envolvendo mais de 22.000 produtores e várias castas.

Para ler aqui.