FacebookRSS feed

Agrotec

Exportações de cortiça devem chegar aos mil ME em 2015

As exportações de cortiça devem atingir os mil milhões de euros em 2015, segundo a Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR), que anunciou um investimento de sete milhões de euros na promoção internacional deste material.

cortiça«Os objectivos estratégicos passam por manter e recuperar alguma quota das rolhas de cortiça nos mercado tradicionais, aumentar a quota nos mercados emergentes, aumentar a quota dos materiais de construção e decoração e posicionar a cortiça como o material de valor acrescentado, em alguns segmentos», adiantou a APCOR num comunicado.

A concretizarem-se estes objectivos, as exportações de cortiça devem aumentar dos 850 milhões de euros registados em 2012 para mil milhões de euros em 2015.

O projecto InterCork II (Promoção Internacional da Cortiça), que conta com um orçamento de 7,3 milhões de euros, dos quais 80 por cento financiados com verbas comunitárias, avança agora para uma segunda fase, visando alguns mercados de continuidade como Alemanha, Estados Unidos,Canadá, França, Itália e China; e novos mercados como o Brasil e a Escandinávia.

Nos dois primeiros, será desenvolvida uma campanha para a promoção de rolhas e de materiais de construção e nos restantes a promoção terá como alvo as rolhas de cortiça.

Os principais destinos das exportações portuguesas de cortiça, em valor, são a França, com 20 por cento, os Estados Unidos, com 17 por cento, a Espanha, 11 por cento, a Itália, com 10 por cento e a Alemanha, com um total de nove por cento.

Fonte: Lusa (via Confagri)