FacebookRSS feed

Agrotec

Exportações agro-alimentares para fora da Europa aumentaram 11 por cento

Depois do leite para a China e da carne de aves para os Emirados Árabes, Governo está a acelerar habilitação de produtos para o México, Japão e Coreia do Sul.

Os esforços das empresas para conseguirem vender os seus produtos agrícolas e alimentares estão todos focados no mesmo objectivo: exportar para fora do espaço europeu.

Mais de 67 por cento destes bens são comprados por países da União Europeia (UE), mas a estratégia de diversificação está, lentamente, a dar frutos: as exportações extracomunitárias aumentaram 11 por cento entre Janeiro e Agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, somando mais de um milhão de euros.

E, desde 2008, as vendas para fora da UE cresceram 11,3 por cento, atingindo, o ano passado, o valor mais alto deste período: 1.593.618 euros, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), compilados pela AICEP, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Ainda assim, e apesar da crise interna, Espanha continua a ser, de longe, o principal cliente de Portugal, com um peso de 36 por cento nas compras. Entre Janeiro e Agosto, os espanhóis compraram mais seis por cento de produtos. Na lista dos principais mercados seguem-se Angola, França, Brasil e Reino Unido, este, sim, com quebras de 1,5 por cento face ao ano passado.

Para ler aqui.