FacebookRSS feed

Agrotec

Exportação de vinho do Porto para o Brasil cresceu 3,5%

vinho-do-portoConsolidando a recuperação revelada em outubro, os produtores de vinho do Porto fecharam o mês de novembro com vendas acumuladas de 3,67 milhões de euros no Brasil, mais 3,5% do que no mesmo período de 2013.

As exportações de vinho do Porto para o mercado brasileiro confirmaram em novembro a recuperação conseguida em outubro. No conjunto dos primeiros onze meses do ano as vendas de vinho do Porto para o Brasil cresceram 3,5%, alcançando os 3,67 milhões de euros.

Os números são do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e vêm consolidar o sinal de recuperação dado em outubro, quando as vendas de vinho do Porto para o Brasil (em termos acumulados, desde o início do ano) tiveram um crescimento de 1,4%, que rompeu com a queda de 5,2% que aquele mercado apresentava até setembro.

A subida nas exportações para o mercado brasileiro contraria também a tendência geral nas vendas globais do vinho do Porto, que de janeiro a novembro se cifraram em 329,4 milhões de euros, com uma queda de 1,2% comparativamente com o mesmo período de 2013.

Embora com um desempenho melhor que a performance geral dos vinhos do Porto, o mercado brasileiro não voltou ainda a estar no “Top 10″ de consumidores do tradicional produto português, figurando actualmente na 11ª posição, com uma quota global de 1,1%.

Segundo o IVDP, até novembro o maior comprador mundial de vinho do Porto era França, onde o consumo estava a cair 1,5%, para 70,7 milhões de euros. O segundo maior mercado era Portugal, com as vendas a subir 3%, para 49,3 milhões de euros.

No Reino Unido, o terceiro maior mercado mundial para o vinho do Porto, teve até novembro uma queda acentuada, de 11,6%, para 40,6 milhões de euros.

A lista dos maiores destinos do vinho do Porto inclui ainda Holanda, Bélgica, Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha, Dinamarca e Espanha. Destes, apenas o Canadá e a Alemanha tiveram descidas no consumo de vinho do Porto até novembro de 2014.

Fonte: IVV.