FacebookRSS feed

Agrotec

Exportação de tomate espanhol para mercado europeu aumenta 9,5 por cento

A exportação de tomate espanhol aumentou cerca de 9,5 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior no primeiro semestre de 2013.

tomates1Este aumento, que atingiu 640.960 toneladas, deve-se ao crescimento na União Europeia (UE) e nos países do continente europeu, sobretudo na Rússia e Bielorrússia, enquanto a exportação para países terceiros foi mínima.

Das 640.960 toneladas de tomate exportadas por Espanha no primeiro semestre do ano corrente, um total de 602.425 foram direccionadas para a UE, ou seja, cerca de 94 por cento do total, com uma subida de sete por cento em comparação ao período homólogo de 2012.

Dentro da UE, a Alemanha é o principal país destinatário com 132.888 toneladas, assinalando um aumento de 11 por cento em relação ao primeiro semestre do ano anterior, seguida pela frança, com 95.471 toneladas, mais cinco por cento, e o Reino Unido com 87.781 toneladas, revelando um crescimento de três por cento.

Segundo a FEPEX, esta evolução é também muito positiva nos mercados europeus não comunitários, principalmente da Rússia e Bielorrússia, sendo que o primeiro país converteu-se no primeiro destino exterior ao bloco europeu de tomate espanhol, com 24.059 toneladas nos primeiros seis meses de 2013. As saídas para a Bielorrússia ascenderam as 5.622 toneladas, frente às 543 toneladas no mesmo período do ano anterior.

O crescimento da saída de tomates, o principal produto hortícola exportado por Espanha, deve-se aos países da UE e do continente europeu, já que os volumes exportados para outros países terceiros, com mercados de potencial interesse para o sector, são mínimos devido às barreiras impostas à importação sob forma de protocolos fitossanitários.

A exportação espanhola de tomates para todos os países extra-Europa totalizou 244 toneladas, cerca de 0,04 por cento do total, de acordo com dados do Departamento de Alfândegas e Impostos do Ministério da Economia processados pelo FEPEX.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)