Exploração média na UE é de 14,3 hectares
A Comissão Europeia publicou uma informação sobre medidas de desenvolvimento rural que mostra uma redução de 12 por cento do número de explorações, entre 2007 e 2010.
O tamanho médio das explorações aumentou cerca de 14,3 hectares (ha), contra 12,7 ha em 2007, e cerca de 70 por cento de todas as explorações da União Europeia têm menos de cinco hectares de terras agrícolas.
O emprego a tempo inteiro na agricultura diminuiu cerca de 16,5 por cento entre 2008 e 2010, registando-se ainda um aumento da superfície de agricultura biológica, de 6,9 por cento ao ano entre 2006 e 2011, e em área de floresta protegida.
Os números revelam também uma melhoria contínua das emissões de gases com efeito de estuda, mas a um ritmo mais lento nos últimos cinco anos, e uma quebra dos excedentes de nitrogénio e fósforo e na concentração de nitratos nas águas de superfície.
O documento da Comissão recolhe mais informação estatística sobre a situação sócio-económica, agrícola e ambiental das zonas rurais e inclui um capítulo específico sobre a implementação de programas de desenvolvimento rural.
Fonte: Agrodigital (via Confagri)