FacebookRSS feed

Agrotec

Exclusividade do nome “Sangria” para Portugal e Espanha vai a votos amanhã no Parlamento Europeu

sangriaO Parlamento Europeu votará amanhã, novas regras que permitem restringir a denominação de venda “Sangria” às bebidas elaboradas em Portugal e Espanha.

A protecção do termo “Sangria” (originário destes dois países), está incluída na atualização do regulamento sobre a definição, designação, apresentação, rotulagem e protecção das indicações geográficas dos produtos vitivinícolas aromatizados.

Se a bebida tiver sido produzida num Estado-Membro que não Portugal e Espanha, o termo “sangria” só poderá ser utilizado em complemento da denominação de venda “bebida aromatizada à base de vinho”, devendo ser obrigatoriamente acompanhado da menção “produzida em…”, seguida do nome do país produtor.

Esta medida tem por objectivo proteger o termo “Sangria”, originário dos dois países ibéricos, limitando a sua utilização por outros Estados-Membros à informação complementar e opcional do produto.

A UE representa cerca de 90% da produção mundial de produtos vitivinícolas aromatizados.

O Parlamento Europei vai ainda levar a votos dois relatórios do eurodeputado português Vital Moreira sobre comércio internacional, um sobre os contingentes pautais comunitários de alguns produtos de carne e cereais e outro sobre as importações de azeite e outros produtos agrícolas da Turquia.

Fonte: Agroportal.pt.