FacebookRSS feed

Agrotec

Eurodeputados apresentam 10 medidas para o setor hortofrutícola

parlamento_europeu_1_44Os eurodeputados da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu adotaram esta semana uma resolução não legislativa, com medidas a favor do setor hortofrutícola. O documento foi apresentado pela eurodeputada britânica Anthea McIntyre e contou com 22 votos a favor, 10 contra e uma abstenção.

 

Os eurodeputados instam a Comissão Europeia a:

- Promover, de maneira voluntária e não discriminatória, a formação de organizações de produtores (OP) para fomentar produções competitivas e orientadas para o mercado.

- Abrir as medidas de Gestão de Crises a tos os produtos hortícolas, quer estejam inseridos numa OP ou não.

- Estabelecer códigos de conduta na cadeia produtiva para melhorar o seu funcionamento e supervisionar as práticas comerciais.

- Incitar o controlo integrado de pragas através da promoção da investigação e desenvolvimento de alternativas não químicas.

- Reavaliar as atuais restrições à utilização de alguns neonicotinóides e examinar novas evidências científicas.

- Valorizar o impacto económico e ambiental de qualquer restrição relativa à localização, tipo e tempo de uso, antes de a aplicar.

- Avaliar o impacto desproporcionado que a proposta legislativa da Comissão sobre o material reprodutivo (incluindo sementes) poderia ter no setor hortofrutícola e muito especialmente no setor das plantas ornamentais e na fruta, assim como evitar que esta proposta ponha em perigo cultivos e variedades tradicionais.

- Criar a possibilidade de comercializar produtos em mercados locais ou regionais, que pela sua aparência poderiam ser descartados.

- Promover o conhecimento nas cadeias de distribuição que o consumidor estaria interessado em comprar frutas e legumes de pior aspeto exterior, se esta for mais barata, em lugar de descartr estes produtos.

- Promover o consumo de frutas e legumes no mercado comunitário, através de programas como Frutas na Escola, assim como outras iniciativas tais como “Cultiva as tuas próprias batatas” ou “Cozinha as tuas próprias batatas”.

Ler aqui.