FacebookRSS feed

Agrotec

EUA: Excesso de oferta provoca queda no preço da soja

sojinhaOs agricultores estão a concluir a colheita de soja nos Estados Unidos. Dez por cento da área cultivada com este grão já foi colhida e a expectativa é de novo recorde de produção.

O clima foi um fator importante para a colheita de soja deste ano, que deve atingir um valor recorde. Mas outros fatores também contribuíram para a decisão dos agricultores americanos sobre o que plantar. Quando o preço do milho começou a cair, muitos produtores decidiram migrar para a soja. Este ano, houve um aumento de 11% na área plantada nos Estados Unidos em relação ao ano passado.

A produção de soja deve ser 19% maior do que no ano passado, de acordo com a estimativa do departamento de agricultura do país. A expectativa é colher 106,5 milhões de toneladas do grão. No ano passado, foram pouco mais de 89 milhões de toneladas.

Esta semana, o valor do grão no mercado chegou a cerca de 15,40€ por saca (60kg). Foi o mais baixo preço registado desde 2010. No ano passado, o grão estava a cerca de 23,20€.

Muitos agricultores americanos devem armazenar a soja à espera de um aumento nos preços. “Chegamos a um ponto em que tanto a América do Norte quanto a América do Sul têm tido colheitas recordes, superando a procura. Agora, precisamos que a procura aumente ou que a produção não aumente tanto. Em geral, é um bom ano, mas com muitos desafios”, disse o Diretor de uma Associação de Produtores de Soja do Iowa.

Ler aqui.