FacebookRSS feed

Agrotec

EUA avança com 1º ensaio de consumo humano de banana OGM

bananaOs EUA colocaram em marcha o primeiro ensaio de consumo humano de banana modificada geneticamente, com alto teor em beta-caroteno. Esta variedade foi desenvolvida por investigadores australianos da Queensland University Technology com o objetivo de lutar contra a cegueira infantil causada pela falta de vitamina A. O Uganda é um dos países mais afetados por esta deficiência, país que é atualmente o segundo produtor de banana do mundo e possivelmente um dos que regista um maior consumo.

Esta variedade modificada geneticamente, conhecida coloquialmente como Super Banana, conta com um gene (phytoene synthase PSY2a)) obtido de outra espécie selvagem de banana (asupina banana) que promove a produção de beta-caroteno. Para o ensaio de consumo com humanos, os voluntários que participarão no mesmo farão a ingestão de variedades de banana melhoradas genéticamente para posteriormente analisar a facilidade com que o corpo converte o beta-caroteno em vitamina A.

Os cientistas pretendem dar resposta com este último ensaio ao nivel de incremento de vitamina A que se pode obter consumindo banana biotecnológica. Espera-se que os resultados estejam disponíveis para o final do ano.

Ler aqui.