FacebookRSS feed

Agrotec

Estufas de hortícolas produzem todo o ano através do reaproveitamento das emissões de gases

estufasO maior projecto nacional de cogeração agrícola, inaugurado na quarta-feira em Torres Vedras, reaproveita gases emitidos para a atmosfera no aquecimento de estufas e na maturação das culturas hortícolas para produzir em épocas deficitárias e reduzir as importações.

“Se vamos produzir o dobro da produção em período de contra-ciclo, são 10 mil toneladas que não são importadas”, estimou em declarações à agência Lusa Lino Santos, administrador da Primores do Oeste, um dos maiores produtores nacionais de hortícolas frescos.

Feitas as contas “significa uma poupança de custos na ordem de um milhão de euros em combustíveis, no transporte das mercadorias”.

O projecto implicou um investimento de 25 milhões de euros por parte da empresa de Torres Vedras na construção de 25 hectares de estufas e de 8,5 milhões da Galp Energia, que instalou uma central de gás natural e uma nova linha de alta tensão.

A central de gás natural vai produzir electricidade para vender à rede. Paulo Sousa Brito, da Galp Energia, explicou à Lusa que a queima do combustível para conversão do gás natural em electricidade produz gases que são reaproveitados para fins agrícolas.

Para ler o resto aqui.