FacebookRSS feed

Agrotec

Estudo exploratório sobre o perfil do consumidor de alimentos de agricultura biológica

A agricultura biológica, como agricultura sustentável, é apresentada na atualidade como uma das apostas da economia portuguesa. Nos últimos anos, observa-se que o consumo e produção de alimentos biológicos têm vindo a aumentar quer em Portugal como na Europa. Assim é pertinente contribuir para a análise do perfil do consumidor português, por forma a auxiliar os produtores no seu processo de decisão, com vista à satisfação do consumidor.

MPB

O objetivo geral deste trabalho passou por identificar o consumidor português quanto às características sociodemográficas, locais e frequência de consumo e compreender os aspetos considerados limitadores para a aquisição e divulgação dos produtos.

Na elaboração deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as diversas teorias de consumo desde os antecedentes até às sociedades modernas, abordando também o movimento da agricultura biológica e seus conceitos, culminando na análise dos diversos resultados estatísticos na Europa e mais particularmente em Portugal.

A criação de portal online foi o meio utilizado para disponibilização e divulgação do inquérito, em novembro de 2012. Foram submetidos a análise 271 inquéritos. Observou-se que cerca de 54% dos inquiridos eram consumidores de alimentos biológicos. Verificou-se que o hábito de consumo era recente e denotou-se uma ligeira prevalência do género feminino.

Constatou-se que a maioria dos consumidores pertencia ao grupo etário entre os 20 e 49 anos; viviam em centros urbanos, em famílias formadas por casais com filhos; detinham um elevado nível académico e eram trabalhadores por conta de outrem. No que concerne à frequência de consumo, dividiam-se entre a semanal ou mensal, com aquisição diretamente ao produtor, em mercados locais ou em lojas especializadas.

Como fatores limitadores foram referenciados maioritariamente os custos dos alimentos, a falta de divulgação e procura, o pouco interesse das grandes superfícies, a dificuldade em encontrar, assim como o fraco apoio das entidades responsáveis. Os resultados observados reforçam pesquisas anteriores de âmbito português, não se denotando desvios significativos no padrão global.

Consulte a dissertação completa.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.