Estévia é tema central da próxima AGROTEC

AGROTEC-14-CapaA AGROTEC nº 14 tem como destaque o cultivo da Estévia (Stevia Rebaudiana), uma planta sul americana com elevado poder adoçante. O facto desta cultura ser 100% natural e segura, faz da mesma a maior ameaça potencial à indústria do açúcar: nos últimos tempos, várias empresas da indústria de refrigerantes têm substituído o açúcar e os edulcorantes pelo extrato de Estévia.

A “Orientação para uma Gestão Ecossustentável da Rega no Castanheiro” e a Biotecnologia como ferramenta no apoio à tomada de decisão na Fruticultura são alguns dos outros assuntos abordados na secção “Hortofruticultura” da AGROTEC.

A histórica Universidade de Évora e o seu Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) são objeto de reportagem nesta edição. O impacto regional da Universidade na região e no país, o seu contributo para o setor agrário no Alentejo e as tendências no ensino das Ciências Agrárias são alguns dos assuntos abordados pela Reitora da UE, Ana Costa Freitas.

Nos “Cuidados Veterinários”, a “Campilobacteriose e Saúde Pública: as boas práticas de Higiene no Matadouro e em nossa Casa” e “Dados Centrais para Avaliação do Bem-Estar Animal nas Explorações” são os temas em destaque. A Produção de Carne de Peru em Portugal, “Fatores de Variação da Composição de Leite” ou a análise ao mercado dos lactícinos são alguns dos conteúdos abordados na secção “Zootecnia”.

O Parque de Máquinas Agrícolas em Portugal, a Manutenção Industrial aplicada aos Sistemas de Rega”, “Produção Hortícola familiar em Moçambique” são alguns outros assuntos em foco nesta edição.

A próxima edição da AGROTEC será publicada com os suplementos Pequenos Frutos, Agrobótica e Grandes Culturas.

Para fazer/renovar a assinatura anual da AGROTEC, ou adquirir a edição número 14 isoladamente, clique aqui.