FacebookRSS feed

Agrotec

Espanha: Setor da Cebola em Dificuldades

cebolaA situação que está a atravessar o setor da cebola em Espanha coloca em perigo a sua viabilidade para as próximas campanhas. O aumento em mais de 20% da superfície cultivada de cebola este ano, juntamente com o aumento na produtividade que este ano superou em várias explorações os 100.000 kg/ha, provocaram uma sobre produção que inundou os mercados e afundou os preços.

Atualmente, o preço pago ao produtor em campo ronda os 3 cêntimos de euro por kilo, preço mínimo histórico que em alguns casos levou ao abandono de plantações e à renúncia da colheita, pelo preço não cobrir sequer os custos de colheita. O custo de produzir um kilo de cebola atualmente situa-se entre os 7 e 11 cêntimos de euro.

Esta difícil situação viu-se agravada ainda mais com o desenvolvimento dos mercados europeus e internacionais. O cultivo da cebola espanhola, claramente exportador, com mais de 48% da cebola produzida exportada, está a ser afetado pelo incremento geral da produção de cebola em quase todos os países europeus.

Ler aqui.