FacebookRSS feed

Agrotec

Em Felgueiras lucros do calçado impulsionam investimentos no kiwi e na vinha

kiwisOs lucros da indústria de calçado de Felgueiras estão a acelerar o investimento de vários industriais daquele concelho no sector agrícola, sobretudo vinha e kiwis, declarou à Lusa um director da cooperativa agrícola local.

«O bom momento da indústria de calçado está a alavancar a nossa agricultura», afirmou Rui Pinto. O vice-presidente da Cooperativa Agrícola de Felgueiras explicou que os lucros dos industriais, que decorrem do bom momento do sector do calçado, são sinónimo de uma maior capacidade de investimento, «condição essencial para se apostar em culturas como a vinha e os kiwis».

Dizendo à Lusa não ter, em concrecto, a dimensão do investimento dos últimos anos realizado no concelho, avançou, porém, que a área de produção de kiwi duplicou, o que se traduz num investimento de cerca de 30 mil euros por hectare.

Este ano, a produção de kiwi entregue na cooperativa agrícola foi de cerca de 600 mil quilos, o que corresponde a 200 hectares de área de produção, repartidos por cerca de uma centena de agricultores associados. Contudo, a cooperativa estima que, dentro de dois anos, quando as mais recentes plantações começarem a dar fruto comercializável, a produção possa chegar aos 1,5 milhões de quilos.

Para ler aqui.