FacebookRSS feed

Agrotec

Em 2030, quase dois terços do peixe será de aquacultura, indica a FAO

aquacultureO relatório “FISH TO 2030: Prospects for fishery and aquaculture”  foi publicado pela FAO, com  a colaboração do Banco Mundial e o Instituto Internacional  de Investigação sobre Políticas Alimentares (IFPRI).

O documento afirma que, em 2030, 62% do peixe será proveniente da aquacultura, com um crescimento mais acelerado de espécies como a tilápia, a carpa ou  o peixe-gato.

Segundo a FAO, 38% de todo o peixe produzido atualmente no mundo  é exportado e, em termos de valor, mais de dois terços das exportações de  pescado dos países em desenvolvimento destinam-se aos países desenvolvidos.

A China assume um papel importante, por se estar a transformar  num cada vez mais relevante mercado de consumo de peixes, o que tem levado  a um aumento dos investimentos em aquacultura para responder à procura.

O mesmo documento prevê que, em 2030, a Ásia represente 70% do consumo  mundial de peixe. No sentido contrário, a África subsariana vai registar  uma diminuição do consumo de peixe per capita, de 1% ao ano, desde 2010  até 2030.

O diretor-adjunto da FAO e chefe do departamento de Pesca e Aquacultura, o islandês Arni Mathiesen, sublinhou que aproveitar o potencial da aquacultura  poderá trazer benefícios duradouros e positivos.

Pode ler o documento na íntegra clicando aqui.