FacebookRSS feed

Agrotec

O Efeito do Embargo Russo no Mercado Russo

mercado-russoO embargo russo teve um importante efeito nos países exportadores mas, ao mesmo tempo, teve um impacto no próprio mercado. No caso do setor lácteo, a Rússia importava 60% de queijo e 30% de manteiga dos países de onde depende o embargo.

Estas quantidades, que não puderam ser importadas, geraram um grande défice do mercado e, como consequência, levaram ao aumento significativo do preço. O Ministério russo prevê que o preço do leite aumente em 30% relativamente ao ano anterior. No caso do queijo, estima-se que a subida seja entre 18%, e para outros produtos lácteos será de 20%.

O consumidor russo, perante esta escalada de preços, optou por procurar as alternativas mais baratas e/ou reduzir o seu consumo de lácteos.

O embargo poderá ser uma oportunidade para que a Rússia aumente a sua produção e se possa tornar autossuficiente. Contudo, o cenário não parece favorável para os interesses russos: a desvalorização do rublo e a redução do preço de petróleo não favorecem os projetos de investimento. Pelo contrário. muitos projetos foram reavaliados e, em muitos casos, adiados.

Ler aqui.