FacebookRSS feed

Agrotec

Dilma Rousseff diz que Brasil vai liderar a produção de soja no mundo

dilmaA presidente Dilma Rousseff disse, na manhã desta segunda-feira, durante o seu programa de rádio “Café com a Presidenta”, que o Brasil vai alcançar a liderança mundial na produção de soja. Ela também enfatizou a previsão de 193 milhões de toneladas de grãos, que vão ser colhidos em 2013/2014.

“A produção de grãos será um recorde. Devemos atingir mais de 193 milhões de toneladas, de acordo com a avaliação da Conab. O Brasil vai alcançar, com esse recorde, a liderança mundial na produção de soja, mostrando a força da agricultura brasileira, o que é muito importante para o crescimento do nosso país, também para o abastecimento interno, para as exportações brasileiras, e, assim, para o saldo da nossa balança comercial”, afirmou.

De acordo com a presidente, entre os fatores que contribuíram para este registorecorde estão o uso de novas tecnologias e o esforço dos produtores. Ela também citou recursos que o governo, na forma de financiamento, colocou à disposição dos agricultores.

“O registo recorde de 2013/2014 é o resultado do esforço conjunto dos nossos produtores, do desenvolvimento de novas tecnologias para o campo e também do apoio dado pelos programas do governo aos agricultores do país. Nós colocamos 136 mil milhões de reais (41 mil milhões de euros) à disposição dos médios e dos grandes produtores rurais para este ano.”, afirmou a presidente.

Dilma ressaltou ainda o aumento na produtividade. Segundo a presidente, em 20 anos a produção de grãos aumentou 221%, enquanto a área plantada cresceu 41.

Ler reportagem completa aqui.