FacebookRSS feed

Agrotec

Dia de Campo +ARROZ

Movido sempre pela inovação, o setor das sementes não pôde deixar de se aliar ao G.O. +ARROZ, um Grupo Operacional constituído com a finalidade de encontrar soluções práticas de controlo de infestantes nos campos de produção de arroz em Portugal.

Arroz

Este projeto tem particular importância numa altura em que se verifica alguma perda de eficácia dos herbicidas existentes no mercado pelo ganho de resistências das infestantes, e em que as autorizações de novas substâncias ativas são cada vez mais limitadas.

Este Grupo Operacional conta com a participação da LUSOSEMINIAVANSEME e APARROZ. Colaboram, ainda, com este Grupo a DRAP Centro, a ADISA, a COTArroz e a CONSULAI. O +ARROZ tem campos de ensaio nas três principais zonas de produção de arroz: Tejo, Sado e Mondego.

No passado dia 8 de setembro foi possível verificar, nos campos de ensaio do COTArroz (zona do Tejo), uma influência positiva da prática de rotações (alternando a cultura do arroz com Milho, Girassol e pousio) e com a realização de falsas sementeiras, bem como alguns itinerários de herbicidas. A mistura de substâncias ativas com diferentes meios de ação revelou-se eficaz no controlo de infestantes, prevendo-se, por isso, a introdução no mercado de produtos herbicidas em mistura.

No dia 10 de setembro, foram apresentados os campos de ensaio da zona do Mondego, sob a responsabilidade da DRAP Centro, no campo do Bico da Barca, em Montemor-o-Velho. Através de uma troca de ideias entre os vários participantes do projeto, constatou-se que nem todas as técnicas se verificaram igualmente eficazes em todos os campos de ensaio.

No entanto, apesar das diferentes condições de produção e das diferenças observadas ao longo dos anos, pode concluir-se que o pontapé de saída está dado, e que existem e podem ser desenvolvidas novas soluções que ajudem a controlar as principais infestantes dos campos de arroz em Portugal. 

Saiba mais sobre o projeto no website oficial.

Recorde o artigo sobre a gestão das infestantes do arroz publicado na Agrotec 34.