FacebookRSS feed

Agrotec

Desenvolvido sistema de Visão Artificial para deteção de moluscos nos cultivos

pragas-moluscosUm grupo de investigadores espanhóis da Universidade de Compostela patenteou um sistema inovador para a deteção de moluscos terrestres como caracóis ou lesmas, com o objetivo de prevenir a aparição destas pragas e reduzir assim as perdas nos cultivos.

Oa moluscos terrestres, considerados como pragas porque geram graves danos nas plantas, são também vetores de transmissão de agentes patógenos como vírus e fungos, pelo que resulta de vitual importância controlar a sua propagação; estes seres afetam uma larga variedade de cultivos, desde os cereais até plantas ornamentais, passando pela silvicultura, fruticultura ou horticultura, entre outros.

Ainda que à escala mundial os prejuízos sejam menores do que aqueles causados pelos insetos, em determinadas áreas geográficas (especialmente em zonas muito chuvosas) os seus danos são significativos: de acordo com estudos realizados no Reino Unido, as pragas de caracóis representam o terceiro maior problema para os produtores de cereais, gerando perdas que oscilam entre as 10.000 e 17.000 toneladas por ano, enquant que no caso do cultivo da batata, estima-se que ests pragas originem perdas de aproximadamente 50.000 toneladas por ano.

Atualmente, existem diversos sistemas para a deteção de animais de sangue quente, facilmente identificáveis com sensores de infra-vermelhos; contudo, os animais de sangue frio – como os moluscos terrestres – têm a mesma temperatura do seu meio, e por isso torna-se necessário o uso de sensores específicos.

A solução obtida neste trabalho consistiu na obtenção de um sistema autónomo alimentado por um pequeno painel solar, que comunica através de tecnologia sem fios com uma estação base, encarregada de centralizar todos os alarmes gerados pela presença de moluscos.

Para além disso, ao tratar-se de um detetor de baixo custo, o sistema pode ser muito facilmente replicado, o que abre a porta ao controlo de amplas áreas de cultivos em tempo real.

A investigação que gerou esta invenção supõe um avanço importante para a proteção de plantas contra este tipo de pragas e infeções, já que se trata de um sistema inovador que contribui para reduzir o uso de fungicidas nos cultivos, graças à sua capacidade para detetar os moluscos numa fase anterior; algo que, indiretamente, prevê um importante benefício ecológico para o meio ambiente.

Ler aqui.