FacebookRSS feed

Agrotec

Danone Portugal adianta que iogurtes são feitos com leite de produtores nacionais

A Danone Portugal não importa produtos da Roménia e só fabrica iogurtes com leite de produtores nacionais, produzindo cerca de 75 por cento dos iogurtes vendidos no mercado português, disse fonte da empresa.

A reacção da Danone Portugal surge depois de a multinacional anunciar a retirada de alguns produtos lácteos comercializados no mercado romeno, após a descoberta de aflatoxina, substância que pode ter efeitos cancerígenos, no leite entregue por um fornecedor.

Segundo uma fonte da Danone, o leite usado na fábrica de Castelo Branco é «100 por cento português» e tem origem em cerca de 20 produtores, acrescentando que a «Danone Portugal não importa qualquer tipo de produto da Roménia».

As autoridades sanitárias romenas estão a realizar desde sete de Março uma campanha de fiscalização do leite de várias quintas e centros de tratamento, depois de terem sido descobertos alguns lotes com um limite de aflatoxina superior ao autorizado, cujos resultados finais devem ser conhecidos até ao final da semana.

No entanto, a quantidade do leite contaminado descoberto foi apenas de 0,2 por cento da produção diária de 20 mil toneladas, indicou a agência local para a segurança alimentar (ANSVSA).

No final de Fevereiro, a Sérvia, a Croácia e a Bósnia já tinham retirado do mercado leite suspeito de conter aflatoxina.

Fonte: Lusa (via Confagri)