FacebookRSS feed

Agrotec

Cursos de iniciação à prova do azeite gratuitos

A Comissão Organizadora do II Encontro Ibérico do Azeite está a preparar três workshops gratuitos sobre azeite para os dias 20, 23 e 24 de Fevereiro, para restaurantes e para o público em geral no âmbito do evento.

Um dos cursos de iniciação à prova do azeite é dedicado aos restaurantes, a decorrer no dia 20 de Fevereiro, pelas 15h30, no INOV’LINEA (Tecnopolo do Vale do Tejo – Abrantes), que permitirá facultar aos operadores da restauração bases relativas às particularidades sensoriais dos azeites, boas práticas de utilização, manipulação e de conservação aplicáveis ao ouro vegetal. Os interessados devem dirigir-se ao sítio da Internet do TAGUSVALLEY (www.tagusvalley.pt) para efectuar a inscrição.

A formadora será Teresa Zacarias, da Casa do Azeite, que irá dar noções teóricas gerais sobre o azeite, falar sobre os factores a considerar na selecção de um azeite, os tributos e defeitos no azeite, as boas práticas de manipulação e conservação de azeites e os tipos de azeites a serem aplicados na gastronomia na confecção e no tempero. No final será feita uma prova guiada de vários azeites.

Os outros dois workshops, inseridos na programação do II Encontro Ibérico do Azeite, são abertos ao público em geral e irão dar noções aos participantes de como escolher e identificar sensorialmente diferentes tipos de azeite. Estes cursos vão acontecer nos dias 23 e 24 de Fevereiro, no Fórum do azeite, no edifício dos Claras (antiga Rodoviária de Abrantes).

No curso de dia 23, às 16h, a formadora será Susana Sassetti, da Associação de Agricultores do Ribatejo. Já no workshop de domingo (dia 24), às 15h, Rita Marques, da Sociedade Agrícola Ouro Vegetal (SAOV) dará os conteúdos programáticos desta sessão.

Noções teóricas sobre o Azeite, a prova como factor de qualidade, atributos e defeitos do Azeite, factores que condicionam a qualidade do Azeite, tipos de Azeite e comercialização do Azeite (rotulagem, embalamento, entre outros) serão os temas a serem abordados, nestes cursos que terminarão com uma prova comentada de vários azeites.

As inscrições estão limitadas a 25 participantes por curso e devem ser feitas através das indicações dadas no site oficial do II Encontro Ibérico do Azeite, em www.azeite2013.cm-abrantes.pt/Azeite/.

O II Encontro Ibério do Azeite vai realizar entre os dias 22 e 24 de Fevereiro, no Centro Histórico de Abrantes. Este evento vai incluir conferências técnicas, show cooking, workshops de sabão de azeite, exposições, concursos, petiscos com azeite, loja de azeites e produtos locais, espaço de venda de cosméticos com azeite, SPA e animação musical.

Debater a fileira do azeite através da mobilização de agentes económicos, desde agricultores, olivicultores/produtores de azeite, investigadores, entre outros, de Portugal e de Espanha, de modo a estabelecerem parcerias que potenciem o desenvolvimento do sector no espaço Ibérico são os objectivos da Comissão Organizadora que reúne um conjunto de entidades públicas e privadas.