FacebookRSS feed

Agrotec

“A Cultura do Pinheiro Manso para a Produção de Pinha/Pinhão”

Workshop & Ação de Demonstração

“A Cultura do Pinheiro Manso para a Produção de Pinha/Pinhão”

4 de Abril | Observatório do Sobreiro e da Cortiça – Coruche

O pinheiro manso constitui, atualmente, uma das espécies florestais mais interessantes assumindo um papel preponderante na economia das explorações agroflorestais mediterrânicas, sendo uma das fileiras emergentes mais relevantes do sector produtivo primário.

O objetivo deste Workshop é o de apresentar um dos resultados deste projeto, um Modelo Base da Conta de Cultura para o Pinheiro Manso (ContaPM 1.0), que consiste numa Folha Excel parametrizada com a conta de cultura do pinheiro manso. Através de valores padrão para os custos e receitas associados à cultura do Pinheiro Manso, e através da definição de um modelo de gestão para a cultura, os produtores poderão simular/validar várias opções de gestão e identificar a rentabilidade de potenciais práticas/técnicas para diferentes períodos temporais, assim como qual o seu limiar de rentabilidade, reforçando a sua competitividade. Complementarmente, serão também apresentados resultados de ID e de monitorização sobre produções/produtividade da pinha, no que constitui um importante contributo para a divulgação e sensibilização do Pinhal Manso.

Na Ação de Demonstração serão realizadas visitas a áreas com diferentes intervenções silvícolas em Povoamentos de Pinheiro Manso (plantação, desramação, desbaste e enxertias).

Projeto “PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA FILEIRA DA PINHA/PINHÃO” uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do INALENTEJO, cujo investimento ascende a 113.660,47 euros, com cofinanciamento FEDER de 79.562,33 euros.

Mais informações e inscrições: WORKSHOP CULTURA DO PMANSO INALENTEJO_04Abril2013 ou em www.unac.pt .