FacebookRSS feed

Agrotec

Criado Ranking de Bem Estar Animal para Avaliar Empresas

bem-estar-animalMuitas empresas relacionadas com a alimentação estão preocupadas com o bem estar animal, mas continuam e existir muitas outras empresas com menor preocupação. A iniciativa Business Bechmark on Farm Animal Welfare (BBFAW) efetua um índice de referência de empresas relativamente ao bem estar dos animais de produção. A BBFAW acaba de apresentar o seu terceiro relatório, depois dos publicados em 2012 e 2013.

No relatório foram analisadas 80 empresas, 30 das quais correspondem à indústria alimentar, 26 à distribuição e 24 à hotelaria. As empresas pertencem a 14 países diferentes, com maior incidência dos EUA, Reino Unido, França, Alemanha. A Itália, Holanda, Suíça, Dinamarca, Noruega, Suécia, Bélgica, Espanha, China e Brasil também tiveram empresas a concurso.

O relatório classificou as 80 empresas em 6 níveis, onde o nível 1 é onde se encontram as empresas com maior consciencialização e preocupação pelo bem esta animal e com um claro objetivo em medidas focadas na melhoria destas práticas. No nível 1 situaram-se 3 empresas, todas elas de distribuição: Coop Group (Suíça), Marks & Spencer e Waitrose (Reino Unido).

O relatório considera que os níveis 1, 2 e 3 incluem as empresas com um nível aceitável de preocupação. Nestes três grupos existe uma grande diversidade de empresas, da indústria, da distribuição e do canal Horeca, pertencem a um variado grupo de países e são tanto cooperativas como empresas privadas.

Nos níveis 2 e 3 estão por exemplo empresas lácteas como a Danone (França), a Arla Foods, a holandesa Friesland Campina, empresas de carne como JBS, Marfrig, a norte americana Tyson e a holandesa VION.

Por outro lado, as empresas situadas nos níveis 5 e 6 demonstram menor preocupação pelo bem estar animal. De acordo com o relatório, nestes níveis estão empresas de distribuição como as alemãs Lidl e Aldi, as francesas Carrefour e a Auchan e as espanholas El Corte Inglés e Hacendado, assim como as lácteas Lactalis (França) e Muller (Alemanha), a empresa cárnica francesa Terrena Groups, Burguer Kings, entre outras.

Ler aqui.